h1

Prato do dia

quinta-feira - 16/04/2009

Às vezes eu me considero uma mulher de muita sorte por ter um marido que adora cozinhar. Volta e meia ele prepara carnes com ervas deliciosas, risotos com queijos irresistíveis e tortas com recheios surpreendentes.

Depois que um italiano veio estudar arquitetura aqui na UnB e morar aqui em casa, então, pasta virou uma paixão para ele. Já aprendeu todos os molhos que o Alessio sabia e ainda pediu receita para a mãe dele.

Gosta de receber os amigos para provar receitas novas e vive marcando jantares regados a um bom vinho, ou a uma boa cerveja. Muito raro um fim de semana ou feriado em que ele não faça um almoço ou jantar especial.

Mas outras vezes me sinto um pouco humilhada. Cozinhar é uma arte e a pessoa tem que nascer com o dom. Eu, além da imensa semelhança física, também herdei da mamãe a falta de talento culinário, ao contrário da minha irmã mais nova, que puxou à vovó e sonha em cursar gastronomia.

Claro que não morreira de fome, porque me viro bem, mas devo admitir que uando morava sozinha era uma tristeza. Nunca fazia nada diferente porque geralmente não fazia idéia do que fazer e, quando miraculosamente tinha imaginava alguma coisa não tinha tempo ou não tinha os ingredientes. O orçamento também não colaborava para a criatividade.

Mas a gota d’água foi um belo dia de domingo em que o Gustavo me confidenciou que estava cansado, mas que ainda teria que fazer o almoço para mim, meu cunhado e o italiano. Eu, tão solícita, me ofereci para cozinhar então. Ele pensou um pouco e finalmente disse: não, tudo bem, eu faço.

Tudo bem não gostar da minha proteína de soja, do meu arroz integral, do meu tempero. Mas daí a achar melhor ele cozinhar exausto do que eu fazer um macarrão, que seja, é muito humilhante…

Deixe uma resposta

