h1

Vou ligar para o Procon!

domingo - 17/05/2009

Eu esperava mais de “Meu nome não é Johnny”. Tinha tudo para ser um filme impactante, mas parece que nem o roteiro nem a direção conseguiram explorar todo o potencial da história de João Estrela. No final, a única coisa que senti foi uma vontade incontrolável de ligar para o Procon e reclamar da propaganda enganosa. O trailler prometia muito mais.

A transformação de um molequinho de classe média em um traficante internacional que apenas queria viver o agora e que só cai na real depois de internado em uma instituição psiquiátrica ficou perdida em algum lugar entre o início do filme e o final, mas eu não encontrei.

Uma mãe beata que acredita que o filho é um santo ao lado de uma namorada extremamente vulgar mascando chiclete em um escritório de advocacia dão a tônica de um filminho sessão da tarde que trata a questão do hedonismo sem limites da juventude contemporânea de forma caricatural e superficial.

O que vemos na tela é uma sequencia de cenas desconectadas numa tentativa mal-sucedida de transpor para a tela o caminho traçado por um molequinho de classe média com um pai doente omisso e uma mãe religiosa ausente que cresce sem limites em meio a festas e drogas.

Um dos momentos decisivos do filme, o da prisão e julgamento de João Estrella, é mal conduzido de modo que nem o choque de realidade do protagonista nem a dificuldade da juíza em decidir o destino dele sejam devidamente retratados.

No final das contas, a história de João Estrella realmente promove a reflexão, mas o filme em si não convence nem como mero entretenimento, já que a história se arrasta em momentos não tão relevantes e passa batido por qualquer das questões levantadas. É um filme sessão da tarde que quer ser um “Cidade de Deus” e um “Tropa de Elite” quando crescer.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: